Visita técnica: por que e como funciona?

A visita técnica é um dos serviços realizados em estabelecimentos alimentícios e pequenos produtores com o objetivo de prevenir doenças tóxico-alimentares ou falhas e fraudes.

Durante a visita técnica são levantadas todas as não conformidades presentes no local, que podem ser desde problemas estruturais e erros na manipulação e higiene dos alimentos como detectar possíveis desperdícios, ajudar o empreendedor a adequar sua produtividade e organizar toda a documentação exigida pelos órgãos fiscalizadores.

Após a visita, diante um relatório detalhado com todos os pontos críticos e as vulnerabilidades encontradas, gera-se orientações, com medidas e ações corretivas para adequação dos processos, não só para atender as normas e leis vigentes, mas também para oferecer um alimento seguro para o consumidor.

Em alguns serviços da alimentação, há necessidade de registrar um responsável técnico na VISA – Vigilância Sanitária municipal ou no MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento através da Secretaria da Agricultura local. Informações sobre responsáveis técnicos podem ser lidas no site da ANVISA, clique aqui.

As consultorias ou atividades com um profissional técnico especialista na área de segurança dos alimentos e em defesa da reputação da marca e  prevenção a fraudes e a desperdícios são parte de um plano de negócio estruturado, que permite maior competitividade e sustentabilidade no segmento da alimentação.

Contate-nos para apoiar nos Protocolos Comportamentais e Higiênico-Sanitários e para Consultorias Alimentares em seu estabelecimento pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.

Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.

#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#VisitasTécnicas

Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Giovana Barbosa

Compartilhe o post nas redes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe seu comentário:

Blog Ouvidoria Alimentar

Adriana Abud

Conselheira Consultiva e Consultora de Negócios da Cadeia de Alimentos pelo APP Ouvidoria Alimentar

Curta nossa página no Facebook

Siga nossa página no Instagram

Copyright © Ouvidoria Alimentar 2020.