Quem somos:

Leia nosso texto para saber mais sobre quem somos!

Para saber quem somos e se podemos te apoiar, esse é um texto com um pouco sobre nós.

O que acontece quando seu cliente reclama de seus produtos ou serviços?

Depois de mais de 20 anos atuando no segmento de alimentação, do campo à mesa, nós percebemos que existem três tipos de empresários no mercado:

  1. O que ignora o cliente e não liga para suas necessidades e opiniões;
  2. O que coloca panos quentes e esconde os problemas embaixo dos tapetes e,
  3. O que encara sua realidade e sabe que o cliente é o seu melhor parceiro!

Mas, muitas vezes, o empresário também não recebe as informações sobre os fatos, principalmente em momentos de crescimento, e se torna refém a crises de reputação.

Sabendo disto, se você quer fazer diferente e ter um negócio bem sucedido, precisa contar com profissionais especialistas com grande experiência no mercado da alimentação e ferramentas informatizadas para o apoiar.

Algo que a Ouvidoria Alimentar é especialista e oferece há anos: ouvir “as necessidades dos clientes dos clientes” e apresentar dados, relatórios e tendências.

A tomada de decisão baseada em fatos e dados, principalmente na atração e na retenção de clientes, garante uma gestão próspera e longeva.

Mas, como uma ouvidoria especializada pode me ajudar?

Através de uma ouvidoria especializada na área da alimentação, você será capaz de valorizar a sua marca através da melhora nos atendimentos e se diferenciar com maior qualidade de seus produtos e serviços.

Com a metodologia da ouvidoria com canais digitais, ouvimos queixas, problemas internos, reclamações, até recebemos denúncias em anonimato. Assim,  tratamos com sigilo e agilidade as demandas e analisamos indicadores e os dados, apoiando em resultados que direcionam a melhorias contínuas nos processos e procedimentos.

A Qualidade é a percepção do cliente sobre seu produto ou serviço, o que implica em uma avaliação subjetiva, na maioria das vezes.

Um ambiente colaborativo e harmônico gera resultados para o negócio, mas principalmente, cuida de quem faz o negócio acontecer: funcionários, cliente e parceiros.

Com os dados tratados e dispostos em relatórios, os gestores podem tomar decisões e analisar tendências.

Com a nosso sistema informatizado, você será capaz de definir um padrão acima dos seus concorrentes e saber exatamente como medir a qualidade através de indicadores práticos e estratégicos para o seu negócio!

O que a ouvidoria alimentar propõe ao ambiente de negócios e mercado?

A concorrência no setor de alimentação aumentou de forma voraz nos últimos anos. Este aumento, junto com a mudança no comportamento do consumidor moderno, exige que além de ter belos sites e boas publicações em mídias sociais, as marcas também tenham transparência e um ambiente de trabalho justo, harmonioso e de forma sustentável.

Nos dias de hoje, um negócio com princípios éticos bem definidos, que valoriza os relacionamentos e mantém a transparência com o mercado, será a escolha do consumidor cidadão, aquele que espera pelo melhor e por produtos e serviços socialmente responsáveis.

Este consumidor consciente, por sua vez, é aquele que tem mais chances de ser fidelizado à sua marca e de fazer recomendações gratuitas, inclusive.

A quem a ouvidoria alimentar será um diferencial?

A Ouvidoria Alimentar atende redes de supermercados, franquias, indústrias, agroindústrias e serviços da alimentação, do campo à mesa. E em todo território brasileiro.

Atuamos à distância, através de plataformas digitais e apoiamos os clientes com atividades in company – no chão de lojas, indústrias, agroindústrias, granjas, frigoríficos, fazendas, centros de distribuição, casas e butiques de carnes, unidades de franquias e cozinhas industriais.

Procuramos oferecer nossos serviços e ferramentas em pacotes, de acordo com o tamanho e as características de cada negócio.

O importante é conhecer o negócio e ouvir todas as oportunidades para melhorias significativas, principalmente às pessoas.

Como aumentar a satisfação do cliente e o fidelizar?

O cliente satisfeito e fidelizado é o nosso objetivo. O cliente é a razão de tudo!

De acordo com o sucesso da gestão por resultados, a empresa acaba por conseguir muitos benefícios, como: enxugar custos, melhorar o entrosamento da equipe, aumentar a produtividade, manter a liderança consciente dos desafios e sobre as necessidades de mudanças a serem feitas.

Todas as melhorias devem ser direcionadas a simplificar as relações com os clientes, transformando-os em agentes integrados aos negócios.

É tempo de além de atender ao clientes, ouvi-los.

Como funciona a implantação do sistema da Ouvidoria Alimentar?

Nosso método possibilita apoio técnico de especialistas e de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação –  à estratégia do negócio.

Seguimos as etapas:
– identificação dos sistemas informatizados em rede e as mídias em uso e compatibilidade
– implantação do sistema
– definição de hierarquia e usuários e acessos
– capacitação de usuários
– plantão de dúvidas on-line
– suporte técnico avançado

O plano contratado atenderá as demandas diagnosticadas e, contará, inclusive, com upgrades até a personalização da ferramenta ao cliente.

Os investimentos anuais dimensionados ao cliente e com a opção de pay-per-use nos diferencia dos demais sistemas ofertados.

Em módulos individuais ou agrupados, nosso cliente também pode nos procurar para desenvolver as demandas diagnosticadas:

  1. Relacionamento com o cliente e o mercado
    a) Implantação do sistema informatizado e Assessoria em Ouvidoria com atendimentos complementares aos SACs e em mediações extrajudiciais
    b) Planos de Relações Públicas e de Contingência em Crises de Reputação da marca
  1. Processos Seguros
    c) Consultoria em Food Safety – Segurança dos Alimentos, Food Defense – Defesa dos Alimentos e Food Fraud – Fraude Alimentar
    d) Qualificação de Fornecedores e parceiros para que também estejam alinhados aos princípios de Food Safety, bem como às políticas da sua marca
  1. Assuntos Regulatórios
    e) Programas de Gerenciamento de Resíduos e Adequações e Registros Ambientais
    f) Registros como LTA – Laudo Técnico de Avaliação e assunção de Responsabilidade Técnica em órgãos fiscalizatórios e conselhos de classes
    g) Assistência em Perícias Técnicas: Trabalhistas em processos judicializados, Sanitárias determinadas pela ANVISA e Metrológicas advindas de fiscalizações do IPEM
  1. Marketing de Alimentos
    h) Análise de Tendências e Pesquisa de Mercado com shoppers
    i) Cliente Oculto
    j) Projetos de novos negócios da alimentação e produtos
    k) Uso de mídias sociais e fortalecimento do branding – influência da marca
  1. Capacitação de Profissionais da Alimentação
    l) Treinamentos, Palestras e Workshops – Reuniões Corporativas com Brainstorming – efusão de ideias e Benchmarking – exemplos e melhores práticas do segmento alimentar
    m) Mentoria e assistências em Visitas Técnicas a profissionais da Alimentação e Gestores
  1. Comitês Temáticos em ESG e Projetos de Boards
    n) Modelagem de Grupos de Trabalho com Temas ESG – Enviroment, Social nas Governance – e apresentação de relatórios de responsabilidade empresarial
    o) Planos de Ações para mitigação de falhas, vieses e não conformidades
    p) Análise da maturidade do negócio em Governança Corporativa e desenho de Conselhos Consultivos, Regimentos e Agendas Anuais


Você sabe como é a metodologia de uma ouvidoria especializada?

Para começar, fazemos sempre um Diagnóstico

Com o Diagnóstico Inicial detalhado para identificar as fragilidades e oportunidades, apresentamos uma Metodologia Personalizada e implantamos Protocolos e Projetos dimensionados às necessidades e estratégias do cliente.

Uma ouvidoria especiliazada, seja interna ou externa, fortalece as etapas de cada procedimento ou padronização de rotinas operacionais, atenua ou elimina as fraquezas de ingerência ou de baixa assimilação dos verdadeiros e primordiais aspectos operacionais e prevê as oportunidades e as fraquezas frente a cenários de crises ou novas tendências do mercado.

A Ouvidoria Alimentar traz ferramentas da qualidade e métodos de medidas preventivas e proativas para as empresas que possuem Princípios Éticos em seu DNA.

A reputação de uma marca é construída atendimento a atendimento, venda a venda, e com a certeza de que, em algum momento, algo pode deixar de atingir as expectativas do usuário ou do consumidor. Um conflito de interesses vai ocorrer, podemos não só nos antecipar ao que pode acontecer pela nossa expertise em negócios da alimentação como também estamos prontos para reagir da melhor forma possível quando isso acontecer.

A Gestão por Resultados é o meio e nunca o fim

Gerir uma empresa do segmento alimentar e suas equipes é algo desafiador.

Existem várias formas de engajar os talentos, e uma delas é manter um canal de ouvidoria atrelada à liderança dos mais capacitados. O alcance das metas demonstra eficácia do planejamento estratégico, porém buscamos ampliar os resultados com eficiência com a melhor utilização dos recursos e prazos e em efetividade, com satisfação do usuário ou do consumidor.

A gestão por resultados pela metodologia da Ouvidoria Alimentar foca nos objetivos e nas metas, com humanização e flexibilidade para aprimorar os processos e emponderar os funcionários, parceiros e fornecedores.

A ouvidoria fortalece os valores da organização e estimula a concretização de metas apoiando as decisões dos gestores e líderes que passam a ser mais participativos, envolvendo toda a equipe, que se tornam responsáveis, ou não, por conseguir alcançar o alvo.

Na atividade de gerar resultados e com maior participação de todos os lados, os envolvidos se sentem mais engajados nas tarefas e responsabilidades. Um dos detalhes mais importantes ao respeito é que os indivíduos compreendem o valor que possuem para atuar naquilo que precisam e assim conseguem dar sua contribuição de forma mais produtiva e veloz.

Portanto, para complementar a gestão por resultados na ouvidoria serão necessários os passos:

– Estudar os objetivos que a empresa tem, implantar um planejamento estratégico e abordar os problemas e queixas com agilidade;
– Definir os objetivos, metas, atribuições, orçamento, procedimentos ou protocolos e prazos;
– Monitorar processos com compliance: analisar em forma de check lists operacionais e auditorias se todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto e as execuções pertinentes e no prazo definido. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer modificações, tratar os desvios e identificar as causas de falhas e desperdícios;
– Desenvolver e Acompanhar Indicadores: todas as atividades e eventos são agrupados qualitativamente e quantitativamente. Relatórios e Planos de Sugestões seguem para as Diretorias ou aos Gestores competentes. Busca-se avaliar a evolução com comparações mensais, trimestrais, semestrais e anuais, de acordo com o módulo de serviços prestados;
– Gerar Recompensas: os resultados diante os indicadores geram efetividade ao retorno financeiro e social dos negócios, que devem ser atrelados às políticas de participação de lucro e resultados ou de recompensas.

A Comunicação e a Transparência como fortalecedor da marca e da reputação

A comunicação também tem destaque, pois dentro das instituições e organizações, as pessoas se sentem valorizadas e mais confortáveis para expor ideias e dar sugestões, gerando sensação de pertencimento, produtividade e atuação em equipe e sinérgicas. Para os usuários, clientes ou consumidores, um canal de reclamações, dúvidas e até de elogios fideliza a marca, com humanização e percepção de valor e qualidade.

Todos os meios, escritos, verbais e não verbais precisam ter uma atenção especial e “ouvir além dos ouvidos”.

A transparência nos negócios com fornecedores, parceiros e com os cidadãos, usuários ou consumidores, aproxima as verdades e opiniões, apoiando negociações justas e uma entrega eficaz e fidelizadora.

Para isso, optamos em usar também os fundamentos em CNV, Comunicação Não Violenta, os princípios da comunicação e de negociação empáticas desenvolvida por Marshall Rosenberg & cols com fundamentos simples como:

  1. Observação: filtra-se a realidade dos fatos, até das queixas ou reclamações e sem julgamentos;
  2. Sentimentos: identifica-se os sentimentos envolvidos ou provocados a todos os envolvidos no processo como: frustração, alegria, tristeza, raiva ou medo;
  3. Necessidades: apresenta-se os valores e princípios técnicos, morais e legais aos fatos e processos;
  4. Pedido: estabelece-se uma meta de forma concreta, que atenda às necessidades e seja SMART – específica, mensurável, alcançável e desafiadora, realista e temporal.

Um pouco de uma longa história, que agradeço a todos que me acompanharam e caminham unidos na responsabilidade em Segurança dos Alimentos

“Aprender para servir”, assim defino minha missão e vivo a Segurança Alimentar como paixão. “E ouvir é o meu trabalho.”

Me graduei em medicina pela USP, Universidade de São Paulo, atuei como médica clínica, médica do trabalho coordenadora de PCMSO, gestora de saúde, em SGI e RH e ouvidora por 20 anos. Nos últimos anos, fui convidada a participar de Boards e desenvolver Projetos ESG em empresas do segmento da alimentação.

Uso um saber de muitos anos de estrada e jornada. Em minha trajetória do “Life Long Learning” obtive competências múltiplas em Medicina do Trabalho, Higienismo, Perícias Trabalhistas e Direito Preventivo, Mediação, Coaching e Psicologia Positiva, Ergonomia, MBA em Gestão de Saúde, Gestão em Segurança dos Alimentos e Assuntos Regulatórios, Auditoria em FSSC 22.000 e HACCP, Neuroeducação, Responsabilidade Social, Marketing de Alimentos, Mediação, Ouvidoria e Governança Corporativa.

E continuo aprendendo sempre, todos os dias, ouvindo os clientes e seus clientes.

O movimento ESG e Projetos de Governança Corporativa como melhores práticas de gestão me leva a desafiar os padrões pré-existentes e aplicar o estado da arte na vida empresarial, e com resultados que aumentam a expertise e a minha paixão.

Atuo no segmento alimentar, do campo à mesa, em pautas estratégicas e com implantação de Comitês de Trabalhos temáticos em programas de cultura organizacional, mentoria e capacitação de gestores e sucessores, assistência em auditorias, mapas de riscos e planos de contingência, ouvidoria, responsabilidade social corporativa, comunicação ao mercado e endomarketing em Segurança dos Alimentos.

E jamais conseguiria fazer isso sozinha, convidei vários especialistas com propósitos humanitários e com competências como criatividade e flexibilidade para prestarmos serviços personalizados e fornecer o sistema informatizado inovador às novas demandas dos negócios da alimentação.

Para tanto, partir de 2019, também assumi o voluntariado junto a FAO/ONU em divulgar o 7 de Junho, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e o 29 de Setembro, o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos.

Assim, ao fim da segunda década do século XXI, assumimos uma empresa colaborativa, multiespecializada, com transformação digital e com “foco no foco” do cliente como diferenciais ao ambiente de negócios.

Um de nossos diferenciais é atuar em nível estratégico com relatórios e dados analisados para o sucesso dos negócios dos clientes. Não estamos propondo uma fórmula preconcebida, e sim, integrar os conceitos técnicos e metodológicos dos Assuntos Regulatórios, da Gestão da Qualidade e da Segurança de Alimentos aos fundamentos da Ouvidoria e Marketing no segmento da alimentação.

Contate-nos para tomar um café e saber como podemos apoiar o seu negócio:
draadrianaabud@ouvidoriaalimentar.com.br

Dra. Adriana Abud

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