Quem somos:

Leia nosso texto para saber mais sobre quem somos!

O que acontece quando seu cliente reclama de seus produtos ou serviços?

Depois de 20 anos atuando no mercado de alimentação, mais de 40 clientes atendidos e 100 projetos de consultorias e assessorias, nós percebemos que existem três tipos de empresários no mercado:

1. O que ignora o cliente e não liga para suas necessidades e opiniões;
2. O que coloca panos quentes e esconde os problemas embaixo dos tapetes e,
3. O que encara sua realidade e enxerga que o cliente é seu melhor parceiro!

Sabendo disto, se você quer fazer diferente e ter um negócio bem sucedido, precisa contar com profissionais especialistas e com grande experiência no mercado da alimentação para apoiá-lo.

Assim, contamos com profissionais multidisciplinares nas áreas que você precisará de apoio, a fim de tornar o seu negócio referência e bem avaliado pelos seus clientes:

– Ouvidoria
– Medicina Corporativa
– Nutrição
– Engenharia de Alimentos
– Medicina Veterinária
– Zootecnia
– Biologia
– Comunicação e Marketing
– Recursos Humanos

Este, por sinal, é o papel de um serviço de ouvidoria.  Algo que a Ouvidoria Alimentar é especialista e oferece há anos para seus clientes: ouvir as necessidades dos clientes dos clientes.

Mas, como uma ouvidoria pode me ajudar?

Através de uma ouvidoria você será capaz de valorizar a sua marca através da melhora nos atendimentos e maior qualidade de seus produtos e serviços.

Com a metodologia da ouvidoria, ouvimos queixas, problemas internos, reclamações, analisamos indicadores e os dados e resultados direcionam a melhorias contínuas nos processos e procedimentos.

A Qualidade é a percepção do cliente sobre seu produto ou serviço, o que implica em uma avaliação subjetiva, na maioria das vezes. Com a nossa consultoria, você será capaz de definir um padrão acima dos seus concorrentes e saber exatamente como medir a qualidade através de indicadores práticos e estratégicos para seu negócio!

A concorrência no setor de alimentação aumentou de forma voraz nos últimos anos. Este aumento, junto com a mudança no comportamento do consumidor moderno, exige que além de ter belos sites e boas publicações em mídias sociais as marcas também tenham transparência.

Nos dias de hoje, um negócio com princípios éticos bem definidos, que valoriza os relacionamentos e mantém a transparência com o mercado, será a escolha do consumidor cidadão, aquele que espera pelo melhor e por produtos e serviços socialmente responsáveis.

Este consumidor consciente, por sua vez, é aquele que tem mais chances de ser fidelizado à sua marca e de fazer recomendações gratuitas, inclusive.

A Ouvidoria Alimentar atende supermercados, franquias, indústrias, agroindústrias e serviços da alimentação, do campo à mesa.

Atuamos in company – no chão de lojas, indústrias, agroindústrias, granjas, frigoríficos, fazendas, centros de distribuição, casas e butiques de carnes, unidades de franquias e cozinhas industriais – e à distância, através de plataformas digitais, como Microsoft Team, Skype e Zoom.

Procuramos oferecer nossos serviços em módulos, de acordo com o tamanho e as características de cada negócio.

Em módulos individuais ou agrupados, nosso cliente obtém os serviços de:

Relacionamento com o cliente e o mercado:
a) Implantação e Assessoria em Ouvidoria com atendimentos complementares aos SACs e em mediações extrajudiciais
b) Planos de Contingência em Crises de Reputação da marca

Processos Seguros:
c) Consultoria em Food Safety – Segurança dos Alimentos, Food Defense – Defesa dos Alimentos e Food Fraud – Fraude Alimentar baseados nos protocolos do GFSI (www.mygfsi.com) – Iniciativa Global em Segurança dos Alimentos
d) Qualificação de Fornecedores e parceiros para quetambém estejam alinhados aos princípios de Food Safety, bem como às políticas da sua marca

Assuntos Regulatórios:
e) Programas de Gerenciamento de Resíduos e Adequações e Registros Ambientais
f) Registros como LTA – Laudo Técnico de Avaliação e assunção de Responsabilidade Técnica em órgãos fiscalizatórios e conselhos de classes
g) Assistência em Perícias Técnicas: Trabalhistas em processos judicializados, Sanitárias determinadas pela ANVISA e Metrológicas advindas de fiscalizações do IPEM

Marketing de Alimentos:
h) Análise de Tendências e Pesquisa de Mercado com shoppers
i) Cliente Oculto
j) Projetos de novos negócios da alimentação e conformidades para Certificações
k) Uso de mídias sociais e fortalecimento do branding – influência da marca

Capacitação de Profissionais da Alimentação:
l) Treinamentos, Palestras e Workshops – Reuniões Corporativas com Brainstorming – efusão de ideias e Benchmarking – exemplos e melhores práticas do segmento alimentar
m) Mentoria a profissionais da Alimentação e Gestores

Assessoria em Certificações:
n) Auditorias Internas e Externas, de segunda e terceira partes em FSSC 22.000 e demais protocolos reconhecidos pela GFSI
o) Planos de Ações para mitigação de falhas, viéses e não conformidades
p) Planos de HAACP – Hazard Analysis and Critical Control Point ou APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle:

Como funciona a assessoria/consultoria da Ouvidoria Alimentar?

Nossa Metodologia se baseia em uma tríade conceitual:

O Diagnóstico:

Com o Diagnóstico Inicial detalhado para identificar as fragilidades e oportunidades, apresentamos uma Metodologia Personalizada e implantamos Protocolos e Projetos dimensionados às necessidades e estratégias do cliente.

Os protocolos aceitos e referenciados pelo GFSI são complementares aos pré-requisitos das leis, resoluções e normas técnicas dos órgãos normativos e fiscalizatórios ao segmento da alimentação. Os assuntos regulatórios compõem a especialidade do nosso time de profissionais, o que amplifica a análise de fragilidades das rotinas empresariais ao exercício das exigências da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (portal.anvisa.gov.br), MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento, PROCON – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (www.consumidor.gov.br), IPEM – Instituto de Pesos e Medidas (www.ipem.com.br), MTB – Ministério do Trabalho e Emprego (www.trabalho.gov.br).

Nosso método possibilita apoio técnico à estratégia do negócio e proporciona boas práticas agrícolas, de manipulação e fabricação de alimentos, gerenciamento efetivo dos recursos humanos, de insumos e dos resíduos e no aprimoramento dos processos internos.

Uma ouvidoria qualificada, seja interna ou externa , fortalece as etapas de cada procedimento ou padronização de rotinas operacionais, atenua ou elimina as fraquezas de ingerência ou de baixa assimilação dos verdadeiros e primordiais aspectos operacionais e prevê as oportunidades e as fraquezas frente a cenários de crises ou novas tendências do mercado.

A Ouvidoria Alimentar traz ferramentas da qualidade e métodos de medidas preventivas e proativas para as empresas que possuem Princípios Éticos em seu DNA.

A reputação de uma marca é construída atendimento a atendimento, venda a venda, e com a certeza de que, em algum momento, algo pode deixar de atingir as expectativas do usuário ou do consumidor. Um conflito de interesses vai ocorrer, podemos não só nos antecipar ao que pode acontecer pela nossa expertise em negócios da alimentação como também estamos prontos para reagir da melhor forma possível quando isso acontecer.

A Gestão por Resultados:

Gerir uma empresa do segmento alimentar e suas equipes é algo desafiador. Existem várias formas de engajar os talentos, e uma delas é manter um canal de ouvidoria atrelada à liderança dos mais capacitados. O alcance das metas demonstra eficácia do planejamento estratégico, porém buscamos ampliar os resultados com eficiência com a melhor utilização dos recursos e prazos e em efetividade, com satisfação do usuário ou do consumidor.

A gestão por resultados pela metodologia da Ouvidoria Alimentar foca nos objetivos e nas metas, com humanização e flexibilidade para aprimorar os processos e emponderar os funcionários, parceiros e fornecedores.

A ouvidoria fortalece os valores da organização e estimula a concretização de metas apoiando as decisões dos gestores e líderes que passam a ser mais participativos, envolvendo toda a equipe, que se tornam responsáveis, ou não, por conseguir alcançar o alvo.

Na atividade de gerar resultados e com maior participação de todos os lados, os envolvidos se sentem mais engajados nas tarefas e responsabilidades. Um dos detalhes mais importantes ao respeito é que os indivíduos compreendem o valor que possuem para atuar naquilo que precisam e assim conseguem dar sua contribuição de forma mais produtiva e veloz.

Portanto, para complementar a gestão por resultados na ouvidoria serão precisos os passos:
– Estudar os objetivos que a empresa tem, implantar um planejamento estratégico e abordar os problemas e queixas com agilidade;
– Definir os objetivos, metas, atribuições, orçamento, procedimentos ou protocolos e prazos;
– Monitorar processos com compliance: analisar em forma de check lists operacionais e auditorias se todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto e as execuções pertinentes e no prazo definido. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer modificações, tratar os desvios e identificar as causas de falhas e desperdícios;
– Desenvolver e Acompanhar Indicadores: todas as atividades e eventos são agrupados qualitativamente e quantitativamente. Relatórios e Planos de Sugestões seguem para as Diretorias ou aos Gestores competentes. Busca-se avaliar a evolução com comparações mensais, trimestrais, semestrais e anuais, de acordo com o módulo de serviços prestados;
– Gerar Recompensas: os resultados diante os indicadores geram efetividade ao retorno financeiro e social dos negócios, que devem ser atrelados às políticas de participação de lucro e resultados ou de recompensas. O cliente satisfeito e fidelizado é nosso objetivo.

De acordo com o sucesso da gestão por resultados, a empresa acaba por conseguir muitos benefícios, como: enxugar custos, melhorar o entrosamento da equipe, aumentar a produtividade, manter a liderança consciente dos desafios e sobre as necessidades de mudanças a serem feitas.

A Comunicação e a Transparência:

A comunicação também tem destaque, pois dentro das instituições e organizações, as pessoas se sentem valorizadas e mais confortáveis para expor idéias e dar sugestões, gerando sensação de pertencimento, produtividade e atuação em equipe e sinérgicas. Para os usuários, clientes ou consumidores, um canal de reclamações, dúvidas e até de elogios fideliza a marca, com humanização e percepção de valor e qualidade.

A transparência nos negócios com fornecedores, parceiros e com os cidadãos, usuários ou consumidores, aproxima as verdades e opiniões, apoiando negociações justas e uma entrega eficaz e fidelizadora.

Para isso, optamos em usar também os fundamentos em CNV, Comunicação Não Violenta, os princípios da comunicação e de negociação empáticas desenvolvida por Marshall Rosenberg & cols com fundamentos simples como:
1. Observação: filtra-se a realidade dos fatos, até das queixas ou reclamações e sem julgamentos;
2. Sentimentos: identifica-se os sentimentos envolvidos ou provocados a todos os envolvidos no processo como: frustração, alegria, tristeza, raiva ou medo;
3. Necessidades: apresenta-se os valores e princípios técnicos, morais e legais aos fatos e processos;
4. Pedido: estabelece-se uma meta de forma concreta, que atenda as necessidades e seja SMART – específica, mensurável, alcançável e desafiadora, realista e temporal.

Um pouco da Nossa História:

“Aprender para servir”, assim defino minha missão e vivo a Segurança Alimentar como paixão. “E ouvir é o meu trabalho.”

Graduada em medicina pela USP, Universidade de São Paulo, atuei como médica clínica, médica do trabalho coordenadora de PCMSO, gestora de saúde, em SGI e RH e ouvidora por 20 anos.

Em minha trajetória do “Lifelong Learning” obtive competências em Medicina do Trabalho, Higienismo, Perícias Trabalhistas e Direito Preventivo, Mediação, Coaching e Psicologia Positiva, Ergonomia, MBA em Gestão de Saúde, Gestão em Segurança dos Alimentos e Assuntos Regulatórios, Auditoria em FSSC 22.000 e HACCP, Neuroeducação e Ouvidoria.

Atuo no segmento alimentar, do campo à mesa, em programas de educação corporativa, mentoria e capacitação de gestores, auditorias, ouvidoria, comunicação e endomarketing em Segurança dos Alimentos.

Convidei especialistas para prestarmos serviços personalizados às novas demandas dos negócios da alimentação.

Assim, ao fim da segunda década do século XXI, assumimos uma empresa colaborativa, multiespecializada e com “foco no foco” do cliente como diferenciais.

Em poucas consultorias ou assessorias, tantos especialistas se debruçam para o sucesso dos negócios de seus clientes. Não estamos propondo uma fórmula preconcebida, e sim, integrar os conceitos técnicos e metodológicos dos Assuntos Regulatórios, da Gestão da Qualidade e da Segurança de Alimentos aos fundamentos da Ouvidoria e Marketing no segmento da alimentação.

Contate-nos: 
assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br

Dra. Adriana Abud

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