O papel do nutricionista na rede de supermercados

Dia 31 de agosto é o dia do nutricionista, um dos especialistas em alimentação.

Onde há comida, quer dizer, em negócios da alimentação do campo à mesa, há necessidade do conhecimento do profissional de nutrição. Este profissional está qualificado para adequar as várias etapas da cadeia dos alimentos às normas e garantir a saúde dos consumidores.

O campo de atuação do nutricionista cresce e ganha espaço em áreas de projetos, qualidade, desenvolvimento de produtos, comercial e relacionamento com consumidores.

Em supermercados pequenos a grandes redes, o nutricionista atua:

 ● No atendimento direto ao cliente, auxiliando na procura e na decisão de compra de alimentos mais saudáveis. Pode apoiar lendo e ensinando as tabelas nutricionais aos curiosos e desejosos de conhecimento, e até auxiliar na compra de produtos específicos sem glúten, sem lactose e para aqueles clientes que usam a dieta como complemento ao tratamento como as doenças tipo diabetes e hipertensão, entre outras. Desta forma, o supermercado possibilita que seus clientes sejam assistidos por um profissional que concilia bom atendimento ao conhecimento técnico;

● Na disseminação da cultura e das boas práticas para a segurança dos alimentos, acompanhando os processos e as condições dos ambientes e das condutas dos manipuladores;

● No desenvolvimento das tabelas nutricionais dos produtos e das informações em rótulos e etiquetas;

● Assessorando as unidades de alimentação dos funcionários do próprio supermercado, planejando os cardápios, acompanhando a produção dos alimentos, assessorando as equipes de trabalhos e promovendo a qualidade de vida do trabalhador pela refeição.

O nutricionista é indicado para atuar nas equipes múlti profissionais em supermercados, aplicando seus conhecimentos das necessidades dos alimentos para a saúde garantindo um mix de produtos voltados à saudabilidade, desde produtos in natura como frutas, legumes, leguminosas, verduras aos industrializados com propriedades funcionais ou os “plant based” como opções para vegetarianos, flextarianos e veganos.

Este profissional, quando direcionado à qualidade e à cultura da segurança dos alimentos, promove adequações aos padrões higiênico-sanitários exigidos pela legislação, desde o recebimento até o destino final de cada produto.

Suas atribuições também são:

● Sensibilizar e treinar os funcionários;

● Elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas e os POP’s – Procedimentos Operacionais Padronizados;

● Supervisionar as etapas de processos dos alimentos: recebimento, armazenamento, manipulação, exposição à venda, coleta de amostras, distribuição e/ou transporte;

● Elaborar as fichas técnicas de preparações para a padronização dos produtos, controles do processo de fabricação e cálculo do custo da preparação;

Acompanhar agentes fiscais como os da vigilância sanitária, IPEM e PROCON durante suas visitas para agir em melhorias contínuas e ajustes em possíveis falhas ou descumprimentos de requisitos das normas técnicas e leis vigentes;

● Estabelecer o prazo de validade dos produtos perecíveis manipulados e o plano de amostragem para validar o mesmo;

● Determinar o monitoramento dos limites críticos de temperatura e as ações preventivas e corretivas em casos não conformes;

● Planejar e supervisionar os controles de execução e da eficiência da higienização;+

● Desenvolver as tabelas nutricionais dos produtos de manipulação própria, entre outras.

As atribuições do nutricionista em supermercados promovem melhorias na gestão do estabelecimento, e consequentemente sua reputação frente aos clientes, quando também está envolvido em sistemas de auditoria e compliance.

Segurança dos Alimentos é responsabilidade de todos, assim, fica claro que qualquer erro na sua escala de produção, desde a seleção de um fornecedor até sua chegada a mesa do consumidor, pode gerar problemas sérios na saúde.

Práticas que garantam a segurança dos alimentos aos consumidores e o respeito às normas técnicas e legais são as principais responsabilidades do nutricionista do varejo. Porém já temos uma crescente atuação nas áreas de gestão, comerciais e de marketing.

O nutricionista em seu supermercado atua em qual área? Fale com ele e entenda melhor, e, aproveite e dê os parabéns pelo seu dia!

Contate-nos para Palestras, Treinamentos e Consultorias Alimentares em seu estabelecimento pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.

Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.

#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#DiaDoNutricionista

Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Tina Gasparin

Compartilhe o post nas redes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe seu comentário:

Copyright © Ouvidoria Alimentar 2020.