6 fev 2020

Em breve novidades nas rotulagens de alimentos

Em 23 de setembro de 2019, a Anvisa abriu a consulta pública sobre rotulagem nutricional de alimentos. Na ocasião, a agência propôs a inclusão de uma lupa na parte da frente dos rótulos dos alimentos com excesso de nutrientes críticos (sódio, gorduras saturadas e/ou açúcar).

Contudo, uma pesquisa realizada pelo Idec com o instituto Datafolha, comprova que os triângulos são mais eficazes para apoiar os consumidores a saber o que estão comendo em comparação ao modelo de lupa.

Outro estudo também divulgado em outubro de 2019, desta vez em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que também defende o modelo dos triângulos, demonstra como os rótulos influenciam a alimentação das crianças.

A proposta dos triângulos de advertência conta ainda com o apoio de mais de 75 mil cidadãos que assinaram a petição favorável ao modelo. A proposta tem o apoio de organizações como o Inca (Instituto Nacional de Câncer) e o OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), além de outras da coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

O prazo inicial foi prorrogado, viramos o ano, e na agenda 2020 teremos as novidades.

Qual modelo será o escolhido?

#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#RotulagemdeAlimentos