Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar são diferentes?

Sim. Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar são diferentes.

Os termos se parecem e muitos erroneamente os usam com o mesmo significado. Seus conceitos são distintos. E compreender e fundamentar estes conceitos traz diferenças nos resultados de seu trabalhos e na cultura organizacional do seu negócio da alimentação.

– Segurança de Alimentos:

A expressão “Segurança de Alimentos” vem do inglês “Food Safety” e refere-se à garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo destes. Ou seja, os mesmos são saudáveis, sem a presença de contaminantes químicos (como resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos (partes de pedras e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias), e não causam danos à saúde ou integridade do consumidor.

Atuamos com Segurança dos Alimentos para padronizar processos e estabelecer procedimentos que asseguram a inocuidade dos produtos e suas embalagens.

– Segurança Alimentar:

Já o termo “Segurança Alimentar” vem do inglês “Food Security” e refere-se ao conceito de implantação de políticas públicas e privadas com o intuito de garantir a todas as pessoas, em todas as épocas e no mundo todo, o direito de acesso a alimentos em qualidade e quantidade apropriadas para uma vida saudável e ativa.

São todas os requisitos normativos e assuntos regulatórios atrelados a Cultura Organizacional que levam à reputação da sua marca.

E por quê frequentemente são confundidos ou usamos com o mesmo significado?

Nesta questão não é apenas o conteúdo dos termos a serem questionados devido ao seu uso equivocado, é sim, uma discussão ampla em contextos pedagógicos do como estamos educando nossa sociedade e nos conduzimos em nossa vida profissional.

Jiddu Krishnamurti, filósofo, escritor, orador e educador indiano (1895 – 1986)  propôs em usa vasta produção literária que a origem do pensamento e a realização de mudanças positivas na sociedade global são transformadoras e revolucionárias se há uma nova proposta educacional de profundo saber pela consciência dos significados, e da utilidade do conhecimento para a sua vida cotidiana.

O livro de sua autoria “A Educação e o Significado da Vida” trata, dentre outros assuntos, da reflexão sobre o modelo educacional e de comunicação em nossa sociedade, que nos impele a aceitar o conformismo e a mediocridade, principalmente quando, de forma coletiva,permitimos erros de conceitos e falhas serem repetidos e descontextualizados.

Fora o embasamento nas teorias filosóficas e pedagógicas, a sua linha de hipóteses e pensamentos nos provoca a um saber disruptivo do conhecimento humano e na aprendizagem para o prática diária da vida. Sua filosofia leva à prática do autoconhecimento.

Em um parágrafo escreve:

” A erudição não é comparável à inteligência, erudição não é sabedoria. A sabedoria não é comerciável, não é artigo adquirível pelo preço do estudo e da disciplina. Ela não se encontra nos livros; não pode ser acumulada, guardada ou armazenada na memória. Vem a sabedoria com a negação do “eu”. Ter a mente aberta importa mais do que aprender e podemos ter a mente aberta, não quando a abarrotamos de conhecimentos, mas ao estarmos cônscios dos nossos próprios pensamentos e sentimentos, ao observarmos com cuidado a nós mesmos e as influências em derredor, ao ouvirmos a outrem, ao contemplarmos o rico e o pobre, o poderoso e o humilde.”

Assim é o saber na prática profissional em alimentação.

Segurança dos Alimentos é ciência técnica e a Segurança dos Alimentos, social e participativa.

Compreendemos que a erudição em Segurança dos Alimentos só nos é útil, se nossa missão e paixão for em Segurança Alimentar.

Vamos falar mais sobre este assunto?

Contate-nos para este e outros temas para Palestras, Lives e Mesas Redondas pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.

Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.

#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#SegurançaAlimentar
#SegurançadosAlimentos

Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Giovana Barbosa

Compartilhe o post nas redes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe seu comentário:

Copyright © Ouvidoria Alimentar 2020.