O produto caseiro é diferente do artesanal.
O produto caseiro é aquele essencialmente de avó, feito em casa e com amor. O próprio nome já diz: produto relativo à casa, sem sofisticação. A ideia remete à uma família reunida em torno do fogão, rindo e colocando a mão na massa.
Tanto o produto caseiro quanto o artesanal correspondem aos alimentos produzidos em escalas reduzidas e com ingredientes de qualidade. Em ambos os casos, a utilização de tecnologia e maquinário é praticamente nula, mas o artesanal pode ser fabricado fora da casa da pessoa e, além disso, tem características tradicionais, culturais ou regionais.
Para fortalecer o empreendedorismo e garantir a qualidade e segurança dos alimentos artesanais, a Lei n° 13.680, de 14 de junho de 2018, determina que os produtos sejam submetidos à inspeção dos órgãos sanitários dos estados e do Distrito Federal. O produto artesanal será identificado, em todo o país, por um selo único com a indicação ARTE.
Sugerimos ler esta matéria da Embrapa sobre o Selo Arte.
Para adequar seu produto tenha também sempre a assessoria de Profissionais Experts em Segurança dos Alimentos.
Contate-nos para Palestras, Treinamentos e Consultorias Alimentares em seu estabelecimento pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.
Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.
#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#CaseiroÉDifententeQueArtesanal
Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.
Imagem: Giovana Barbosa