Cuidados com os Gelos

É importante saber os cuidados com os gelos, estado da água ou de qualquer outro líquido quando solidificado pela ação do frio.

Devemos entender o gelo como um alimento, e por esta razão, ser fabricado, armazenado, transportado, vendido e manipulado em condições de inocuidade, seguro aos seres vivos.

Pela Wikipedia temos as seguintes informações:

Gelo (do latim gelus[1]) é o estado sólido da água cristalizada no sistema hexagonal[2] Seu aspecto é vítreo e semitransparente. A sua densidade é inferior à da água, ficando em 0,9178 grama por centímetro cúbico. O seu ponto de fusão é de 0 grau Celsius a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido tem volumes diferentes, pois, ao passar de um estado para o outro, o volume aumenta cerca de 9 por cento: ao contrário da maioria dos outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4 graus Celsius.

O gelo também pode ser veículo de contaminação e, por isso, requer cuidados em sua manipulação.

Quando usado diretamente em bebidas ou alimentos, deve ser feito com água potável. Entretanto, se o gelo for utilizado somente para resfriar ou conservar bebidas e alimentos sem o contato direto com eles, é dispensável o uso de água potável. Porém, nessa situação o gelo jamais poderá ficar em contato com bebidas ou alimentos, assim, pelo menos, use uma barreira como sacos plásticos.

No site da Abregel, a Associação Brasileira das Empresas de Alimentos, Congelados, Supercongelados, Sorvetes, Concentrados, Liofilizados, Gelo e Bebidas temos a curiosa história da fabricação do gelo.

Várias receitas, fichas técnicas e padrões de identidade exigem o uso de gelo em alguma etapa do processo de alimentos, sem perigos à segurança dos produtos finais. Um plano de APPCC, Análise de Perigos e Pontos Críticos Controlados ou um Sistema de Controles Higiênico-Sanitários garantem a produção e manipulação seguras de alimentos.

Contate-nos para conhecer nossos serviços de Consultoria Alimentar e de Palestras e Treinamentos pelo assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.

Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.

#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#GeloéAlimento

Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Giovana Barbosa

 

Compartilhe o post nas redes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe seu comentário:

Copyright © Ouvidoria Alimentar 2020.