Como usar a Jornada do Consumidor na indústria de alimentos para reduzir custos e fidelizar clientes?

A conhecida jornada do consumidor trata-se de um dos elementos dentro do Inbound Marketing de qualquer organização. Independentemente de ser uma empresa online ou física, a jornada do consumidor na indústria de alimentos visa acompanhar as mudanças comportamentais do público.

O que é a jornada do consumidor de alimentos?

A jornada do consumidor de alimentos é o processo pelo qual o consumidor passa até tomar a decisão de comprar o produto desejado. Somente depois disso é que ele pode ser considerado um consumidor da marca.

Não é novidade que a conectividade presente nos dias de hoje fez com que mudasse todo o comportamento do consumidor. Por consequência, muitas empresas, fornecedores, restaurantes, supermercados e demais estabelecimentos precisaram se adaptar a novas estratégias.

É correto afirmar que a jornada do consumidor passa a ser integrada por diferentes etapas. Geralmente o maior desafio das empresas é que a taxa de conversão seja elevada.

Essa taxa geralmente cresce através da construção de um bom relacionamento com o cliente, o que faz com que ele chegue ao ponto de se fidelizar à empresa. O processo da jornada do consumidor de alimentos abrange tudo aquilo que um cliente faz até decidir se vai comprar ou não.

Para ter ideia da importância da jornada, segundo relatório publicado pela SiriusDecisions, cerca de 67% dos consumidores desistem da compra antes mesmo de alcançar a etapa final. Isso acontece por uma série de fatores e a intenção é descobri-los e trabalhar em cima deles.

Nesse ponto é importante levar em consideração que cada consumidor possui um perfil diferente do outro. Por isso, oferecer um conteúdo de qualidade e relevância é fundamental para ajudar o indivíduo a consumir e se decidir.

Principais estágios da jornada do consumidor de alimentos

Ao obter uma noção mais ampla em relação à jornada de alimentos, é possível entender melhor quais são os principais estágios que a compõe.

  1. Estágio da descoberta e aprendizado

A partir da primeira etapa, o consumidor já começa a conhecer a marca e os produtos oferecidos por ele. No entanto, nesse estágio, ele ainda não tem pleno conhecimento sobre todos os benefícios, sabores e características que o alimento procurado pode proporcionar.

Com o decorrer do tempo, é muito provável que ele se lembre da empresa e dos alimentos, mas ainda não tenha interesse em comprar. O melhor é sempre proporcionar conhecimento e conteúdo que agreguem informação.

  1. Reconhecendo o problema

No segundo estágio da jornada do consumidor, o cliente já consegue reconhecer que tem uma necessidade e que talvez os seus produtos possam auxiliá-lo. Daqui em diante, ele vai procurar conhecer ainda mais a fundo a marca e os produtos oferecidos. Logo, ele vai procurar por:

  • Quais os benefícios que o produto pode oferecer;
  • Como a marca pode ajudá-lo;
  • Qual a alternativa mais indicada para sanar o problema.

Nessa etapa, devesse ter atenção também com suas redes sociais e registros da internet. O motivo é que o cliente procurará arduamente por avaliações e referências de pessoas que já consumiram na empresa. Isso serve para ele se informar sobre a qualidade, atendimento, etc.

  1. Momento da consideração

Nesse momento, o consumidor passa a considerar os prós e contras de comprar com a empresa. As considerações que se faz nesse momento são muitas. Caso trate-se de um e-commerce alimentício, o cliente pode considerar o valor do frete, tempo de entrega, etc.

Caso seja um ambiente físico, ele pode considerar o atendimento, onde a empresa está localizada e demais fatores que influenciam na compra. Ainda assim, a boa notícia é que, a partir desses questionamentos, é grande a probabilidade de ele entrar em contato com a empresa.

  1. Decisão

A etapa final da jornada do consumidor de alimentos é a decisão. Com todas as suas dúvidas sanadas, ele já se encontra pronto para realizar a compra. Porém, esclarecer os diferenciais da empresa, manter um atendimento próximo ao consumidor e sempre deixar claro os benefícios e atributos que seus alimentos oferecem a ele, é necessário.

Benefícios da jornada do consumidor

Há enormes vantagens em aplicar a jornada do consumidor de alimentos no negócio. Esse conceito permite uma visão ampla, principalmente dentro do setor alimentício, já que é um dos mais competitivos do mercado. Entre os benefícios da jornada, encontram-se:

  • Aumento da produtividade;
  • Estratégias eficazes e assertivas;
  • Criação de conteúdos mais direcionados ao público-alvo;
  • Vínculos bem estabelecidos com o cliente;
  • Possibilidades maiores de fidelizá-lo à loja.
  • Como implementar no setor alimentício?

Para implementar a jornada do consumidor de alimentos, precisa definir a persona ideal. Toda empresa, independente daquilo que ela vende, possui um perfil ideal de clientes. Ele pode ser caracterizado por pontos em comuns, como:

  • Localização;
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Renda;
  • Hábitos;
  • Preferências;

Entre outros.

A partir disso, será possível atuar de uma forma mais assertiva e diminuir as probabilidades de erro em se comunicar com o perfil ideal de clientes. É interessante pensar no tempo em que a jornada do consumidor na indústria de alimentos vai se desenvolver.

Obter ações que farão com esse tempo não demore muito e seja mais abreviado. Em suma, não existe um prazo ideal, mas é preciso encurtar o caminho. Isso pode exigir alguns ajustes nas estratégias já implementadas, caso haja alguma.

Por fim, é preciso saber quais os canais preferidos pelos clientes para buscar informações e interagir. Existe, atualmente, inúmeras possibilidades, como WhatsApp, Skype, e-mail, direct do Instagram, entre outros.

Conclusão

A jornada do consumidor na indústria de alimentos é um apanhado de estratégias e ações fundamentais para estabelecer vínculos com o cliente. Assim, torna-se mais fácil conduzi-lo até a concretização da compra. Dentro do setor alimentício, ter essa estratégia da jornada do consumidor muito bem desenvolvida para estar sempre um passo à frente dos concorrentes, é fundamental.

Quer garantir um ótimo resultado com sua empresa de alimentos? Baixe o nosso e-book gratuito e tenha acesso às melhores informações sobre o mercado alimentício!

Contate-nos para Palestras, Treinamentos e Consultorias Alimentares em seu estabelecimento pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.

Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.

#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#JornadaDoConsumidorNaIndustriaDeAlimentos

Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Tina Gasparin

Compartilhe o post nas redes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Deixe seu comentário:

Copyright © Ouvidoria Alimentar 2020.