Como o trabalho da Ouvidoria Alimentar impacta na reputação do seu negócio?

Todo empreendedor sonha em ver o seu negócio sendo um sucesso, não é mesmo? E para que de fato aconteça, é preciso mais do que força de vontade. Afinal, os fatores para empreender são diversificados.
É preciso ter uma boa estratégia de negócio e introduzi-la de forma assertiva na empresa e indo mais a fundo, a reputação da marca perante a sociedade precisa estar clara e coesa.
Mas, o que a Ouvidoria Alimentar pode fazer pelo negócio em relação à reputação? É exatamente sobre esse assunto que vamos falar! Continue acompanhando este post e entenda mais.

O que é reputação?

A reputação é a opinião do público em relação a um grupo de pessoas, uma pessoa ou uma organização, como por exemplo, o seu negócio.
É construída com inúmeros fatores em muitos campos, como negócios, ou status social ou comunidades online.
Lembrar que ninguém pode destruir a reputação do seu negócio senão ele mesmo. Então, como é a qualidade do seu produto? O alimento que você vende é fresco e com qualidade, ou há motivos para que reclamem do seu serviço?
Como funciona a reputação do seu negócio?
Para o seu negócio ter uma boa reputação, você precisa entender que não é algo que se compre. É sim estruturada ao longo dos anos e embasada desde o atendimento até a entrega do produto final.
Vamos compreender com alguns fatos. Todos já ouviram sobre o site Reclame Aqui (link), e como ele encaminha todas as reclamações para os órgãos e empresas competentes, que tratam os conflito. A situação em si é que o site é de acesso público, ou seja, todos que tiverem internet, podem ir registrar uma reclamação ou ver se determinada empresa possui reclamações.
É aí que o trabalho da Ouvidoria Alimentar entra em cena. Nós cuidamos para que o seu negócio não esteja em sites como esse. Inclusive, para saber mais sobre o reclame aqui, temos uma matéria explicando melhor como a plataforma funciona.

Como uma ouvidoria melhora a reputação do negócio?

Uma ouvidoria considera algumas etapas fundamentais para que a trajetória de reputação do seu negócio comece a melhorar.
Listamos alguns pontos para que haja durabilidade e eficiência:
  • Fortaleça o atendimento da sua empresa: nós da Ouvidoria Alimentar temos o compromisso de ouvir e apurar ocorridos que chegam até nós, garantindo que os direitos do consumidor e organização caminhem juntos e alinhados. Inserir um canal de atendimento no seu negócio irá fazer toda a diferença e nós também te ajudamos a ter canais de atendimento ágeis e especializados em solucionar as demandas.

 

  • Não foque apenas em feedbacks negativos: compreender e entender os feedbacks do seu negócio e produto é muito considerável, mas o que realmente importa é o que fazer com eles. É preciso que se tenha atenção para entender o que o consumidor está dizendo e quais melhorias podem ser aderidas, assim, você cria um fluxo de qualidade. Faça pesquisas de satisfação frequentemente e ouça as sugestões, mesmo as mais simples.

 

  • Faça o mínimo bem feito: não adianta querer entregar tudo sem antes garantir a excelência no mínimo. Toda novidade introduzida no seu negócio, se mal executada, coloca toda a reputação em jogo, podendo causar a parca dela de vez. Então, se proponha fazer o melhor, sempre!

Quem avalia a reputação do negócio?

Os consumidores. Quando o consumidor se sente seguro e satisfeito por adquirir um produto, ele sente confiança em propagar a qualidade do empreendimento, e a consequência disso, é o aumento e melhora da reputação.
Afina, como a trabalho da Ouvidoria Alimentar vai impactar no meu negócio?
Um conjunto de fatores fazem o seu empreendimento se destacar e é se destacando pelos motivos certos que se constrói uma reputação sólida.
Um estabelecimento é avaliado desde o procedimento de preparo dos alimentos, higiene do local, atendimento e até mesmo como interage através das redes sociais. Resumindo, o trabalho é interno e externo.
A Ouvidoria Alimentar começa a ajudar quando você contrata um dos nossos serviços, como por exemplo:
  • Cursos
  • Palestras
  • Consultorias
  • Adequação a Normas
  • Canais de SAC e Ouvidoria
  • Gestão da Produtividade e do Comprometimento da Equipe
Nossos Serviços transmitirão credibilidade, competência e atuarão na expansão da reputação.

Conclusão:

A reputação da marca não é unicamente a imagem da empresa, é o discurso como impacta a sociedade, desde fornecedores até seus clientes e os cidadãos consumidores.
A reputação tem ligação direta aquilo que a sua empresa sedimentou ao decorrer dos anos, é o que os clientes e funcionários pensam e falam sobre seus produtos e serviços.
Prover canais de comunicação e divulgação de propósitos e valores da empresa, valorizando as pessoas e parceria é fundamental neste contexto.
E o que fazer com algo negativo? Aproveite! Transforme não conformidades em oportunidades de melhorias contínuas.
Contate-nos para Palestras, Treinamentos e Consultorias Alimentares em seu estabelecimento pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.
Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.
#OuvidoriaAlimentar
#DraAdrianaAbud
#ReputaçãodaMarca
Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.
Imagem: Tina Gasparin

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Blog Ouvidoria Alimentar

Adriana Abud

Conselheira Consultiva e Consultora de Negócios da Cadeia de Alimentos pelo APP Ouvidoria Alimentar

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