Como funciona o Reclame Aqui e qual a sua importância?

Você sabe como funciona o Reclame Aqui? Com certeza, você já ouviu falar nesse portal. Várias empresas não têm o conhecimento de que podem acompanhar as mensagens e ver como a sua instituição está sendo vista no universo online.
Esse portal de 20 anos de existência, e um dos mais acessados no Brasil e no mundo, é conhecido como o canal no qual o consumidor, que não está satisfeito, manifesta o que sentiu em relação a um atendimento ou ao realizar uma compra com frustração em diversos aspectos.
Com isso, a autoridade e visibilidade no ambiente digital de muitas empresas é afetada. É importante que elas fiquem atentas em como anda a sua reputação no meio online por meio deste site.
No texto de hoje, vamos mostrar como funciona o Reclame Aqui, bem como as empresas podem acompanhar o seu status.
Boa leitura!

Saiba o que é o Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site que ganhou grande espaço no meio digital. É um canal de grande utilidade para os consumidores, especialmente aqueles que compram pela internet. Por meio dele, é possível que os clientes consigam resolver suas pendências com as empresas.
Vai além de ser um portal de reclamações. Afinal, antes de realizar uma compra, vários clientes pesquisam a reputação das empresas no site. Prezar pela boa reputação no portal, é essencial, já que através dele é possível ganhar credibilidade com o público.
A reputação das empresas, sejam elas físicas ou virtuais, é calculada automaticamente pelo site. Por isso, não há nenhum tipo de interferência manual durante a apuração dos dados, nem em suas atualizações.
Outro ponto que deve ser destacado é sobre o banco de dados do Reclame Aqui, ele é totalmente sigiloso. As informações cadastradas no portal, seja de consumidor ou empresa, são visualizadas somente pelo cliente e empresa reclamada. Nenhuma informação é repassada para terceiros, como informarm a sua política de sigilo e proteção de dados em suas plataformas.

Como funciona o portal?

O site encaminha todas as reclamações para os órgãos e empresas competentes, isto é, nada é respondido por ninguém que trabalha no portal. Nesse sentido, toda negociação é feita entre o consumidor e a própria empresa.
Os dados de todas as pessoas cadastradas no Reclame Aqui, física ou jurídica, não podem ser expostos. Caso o próprio consumidor ou empresa autorizar que uma reclamação se torne pública, ela fica visível para todas as pessoas.
É importante lembrar para as pessoas que as reclamações realizadas no portal devem ser preenchidas com os dados corretos. Apelidos ou registros anônimos não são aceitos, pois cada um responde por tudo que está escrito, isentando o site de qualquer responsabilidade.  Uma das normas do site é não postar reclamações políticas ou denegrindo a imagem de pessoas físicas.

Quem pode fazer a reclamação? Há cobrança pelo serviço?

Qualquer pessoa pode abrir uma reclamação no portal Reclame Aqui. É necessário informar os seus dados corretamente, bem como o CPF, e ser maior de 18 anos. As reclamações postadas são totalmente gratuitas, ou seja, não há nenhum tipo de taxa a ser cobrada.
O retorno das empresas
Todas as empresas podem ter seu cadastro no site do Reclame Aqui. Caso a empresa reclamada não esteja cadastrada, o próprio portal manda um convite para que ela ative o seu perfil.
Quando o consumidor faz a sua reclamação, no final dela é informado o prazo de retorno da empresa. Normalmente, esse período é informado pela própria instituição. Sendo assim, a empresa tem até a data informada para contatar o consumidor.
O Reclame Aqui comunica todas as empresas reclamadas via e-mail. É enviada uma notificação informando sobre a mensagem deixada no portal. Além disso, todas as empresas possuem um perfil, uma área exclusiva para enviar as respostas aos clientes.
Portanto, é importante que as empresas fiquem de olho em seu perfil e respondam cada reclamação com a máxima agilidade. Assim, a pontuação não sofre tanta alteração.
Lembrar que o cliente que não ficar satisfeito com a resposta tem o direito de contestar. Porém, essa réplica, como é chamada pelo portal, é postada publicamente para que todos vejam que a empresa está ou não resolvendo o problema.
Quem retorna para todos os clientes são as próprias empresas. Ligações, mensagens, e-mails e outros meios de comunicação são sempre realizados pela própria empresa reclamada. Nesse sentido, o Reclame Aqui não entra em contato com nenhum consumidor.

Quem avalia a reputação das empresas?

As empresas são avaliadas pelos próprios consumidores, de acordo com as respostas dadas às reclamações. O portal não tem nenhuma intervenção nessa parte também. Cada avaliação vai de acordo com a negociação entre empresa e cliente.
Desse modo, orientamos as empresas a sempre olharem seus perfis, ficarem atentos ao prazo de resposta e solucionarem o problema de seus consumidores. Isso contribui para que a sua nota seja boa e a sua reputação online seja positiva.

Os status da reputação podem ser:

  •  Ótimo;
  •  Selo RA 1000;
  •  Bom;
  •  Regular;
  •  Ruim;
  •  Não recomendado;
  •  Sem índice
  •  Empresa em análise.
Dessa forma, as empresas avaliadas entram para um ranking do Reclame Aqui, que fica disponível para todos.

Gostou de saber sobre como funciona o Reclame Aqui?

Mais do que um portal de reclamação, o Reclame Aqui é um site que faz a ponte entre consumidor e empresa para que o cliente não seja lesado e a instituição tenha o direito de melhorar a sua imagem com ele.
Portal eficiente e que serve para as pessoas físicas e jurídicas. Como dissemos, é importante que todas as empresas cadastradas fiquem atentas ao seu perfil e ao prazo de resposta das reclamações. Qualquer deslize ou descumprimento de prazo pode ser fatal para que a sua avaliação caia e a sua performance na internet fique ruim.
Em vários aspectos, o site esclarece: “Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, aprimore sempre a sua forma de atendimento para que a experiência do seu cliente seja positiva e evite reclamações contra a sua marca.”
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Texto e informações compiladas do site Reclame aqui.com.br, sem alteração de conteúdo, mantendo idoneidade da informação.

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Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Tina Gasparin

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