A Ouvidoria Alimentar: responsabilidade e reputação

O maior ativo das empresas é a reputação da sua marca.

A Ouvidoria Alimentar é um projeto que objetiva construir pontes entre os consumidores e a cadeia de alimentos.

A partir de 2019, houve a consolidação da demanda dos clientes aos fatos constantes veiculados em mídias sociais ao acolhimento diferenciado de queixas, denúncias, dúvidas, sugestões e elogios em relação à cadeia de alimentos.

No Brasil, acompanhamos a evolução do número de serviços de ouvidoria, o entendimento das normas de compliance na governança das instituições e empresas e a prática crescente da Lei 12.846/2013, em vigor desde 29 de janeiro de 2014, também conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa. Os serviços de ouvidoria estão, em sua maioria, nos órgãos governamentais e nos segmentos obrigatórios como em serviços financeiros, rede de saúde complementar e hospitalar, dentre outros.

Várias empresas oferecem canais de denúncias, consultorias para tratativa de compliance, treinamentos corporativos e implantação de cultura organizacional baseada em códigos de conduta e ética.

Ouvidoria Alimentar: Responsabilidade e Reputação

O interesse na formação e no aperfeiçoamento em ouvidoria, mediação, negociação e comunicação não violenta demonstra que os profissionais estão ativos em aprendizagem continuada e atentos aos novos postos de trabalho. As Soft Skills, atitudes, habilidades e competências com foco nas inteligências intra e interpessoal e emocional-cognitiva, são exigidas a este “renovado” profissional.

Dra. Adriana Abud, médica ouvidora e Expert em Cultura de Segurança dos Alimentos para o Varejo e Food Service dedica-se integralmente ao consumidor nas atividades e projetos que atua. Admiradora declarada de Frank Yiannas (Deputado do FDA) e de Vera Giangrande, sabe que o pouco que faz é, antes de tudo, uma grande homenagem aos grandes homens e mulheres do varejo mundial e nacional que trilharam árduos trajetos para os que agora colhem seus frutos e aprendem através de suas biografias e exemplos.

“Atender uma expectativa do consumidor é algo memorável! São vários os esforços para um sorriso! E devemos semear e colher estas emoções nas pessoas a quem ofertamos nossos produtos e serviços. Mas, com a certeza de que haverão momentos de quebra desta relação de confiança, nos quais estaremos também preparados ao atendimento justo”, declara Dra. Adriana Abud.

A Ouvidoria Alimentar é um projeto de divulgação e sensibilização aos consumidores e de apoio aos empresários e profissionais da alimentação.

E para apoiar a gestão das demandas, um aplicativo especialmente desenvolvido para atender as esferas públicas e privadas é destinado aos clientes para manter o canal de elogios, sugestões, dúvidas, solicitações e denúncias, tanto para o público externo, quanto ao interno. Na mesma ferramenta, a equipe técnica desenvolve avaliações em forma de visitas técnicas e por cliente oculto. A transparência dos status das demandas é mantida por acessos ágeis e em relatórios aos gestores e responsáveis pelo agir.

Contate-nos para conhecer nosso serviço de SAC e Ouvidoria Digital e outros serviços pelo e-mail: assessoria@ouvidoriaalimentar.com.br.

Acompanhe nossas mídias sociais e baixe o e-book em www.ouvidoriaalimentar.com.br.

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Autora: Dra. Adriana Abud é Médica Ouvidora, Expert em Food Safety, Food Defense e Food Fraud.

Imagem: Giovana Barbosa

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